Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Amor é fonte de vida

Amor é Saúde http://papodesaude.blogspot.com.br/2011/04/amor-e-saude.html


Amor e saúde estão ligados de maneira surpreendente. Humanos são feitos para conectarem-se uns aos outros, e quando bons relacionamentos são cultivados (não apenas no campo amoroso), as recompensas são imensas.

O amor é o melhor remédio para sair da angustia que existe dentro de nós, o amor leva a fazer coisas que deixamos de lado e levanta a nossa auto estima  tanto para as mulheres quanto para os homens.
O amor desperta fatos sobre você que ainda nem sabia, descobre o seu outro lado e o deixa com mais vontade de viver, buscando fatores que venha trazer melhores condições de vida como começar a fazer uma academia, procurar mudar o guarda roupa, buscar fazer coisas que gostava e não tinha ânimo e nem motivação para fazer, enfim, nos transforma em uma pessoa mais ativa  buscando a felicidade que estava escondida dentro de nós, fazendo você ver o quanto você é especial. 




É evidente que o amor interfere diretamente no nosso estado de saúde, quando amamos temos um olhar mais bonito sobre as coisas, comemos melhor, aumentamos nossa disposição, sem falar nas reações químicas e biológicas que ocorrem no nosso corpo. Algumas substâncias como a dopamina, feniletilamina e ocitocina, são todas relativamente comuns no corpo humano, mas são encontradas juntas apenas durante as fases iniciais do flerte. Ainda assim, com o tempo, o organismo vai se tornando resistente aos seus efeitos - e toda a "loucura" da paixão desvanece gradualmente, a fase de atração não dura para sempre. O casal, então, se vê frente a uma dicotomia (divisão em duas partes): ou se separa ou habitua-se a manifestações mais brandas de amor - companheirismo, afeto e tolerância  permanecendo juntos. Isto é especialmente verdadeiro quando filhos estão envolvidos na relação.


Existem vários benéficios a saúde de quem ama... 


  • O Departamento de Saúde e Serviços Humanos revisou uma grande quantidade de estudos relacionados à saúde e o amor. Uma das descobertas mais impressionantes foi que pessoas que estão amando vão menos a consultas médicas e ficam menos tempo em hospitais.
  • O interessante é que o amor também contribui na diminuição do abuso de álcool e drogas, especialmente em jovens adultos.
  • Pesquisadores descobriram que pessoas em casamentos felizes têm a melhor pressão sanguínea, logo em seguida os solteiros. E as pessoas em casamentos infelizes têm a pior pressão sanguínea. Esse estudo está nos Anais da Medicina Comportamental. Um aspecto importante em como o casamento influencia a saúde: “É a qualidade do casamento, e não apenas o fato de estar casado, que afeta a saúde”. Isso apóia a idéia de que outros exemplos positivos de diferentes formas de relacionamentos possam ter benefícios similares.
  • O amor interfere também em relação ao estresse, quando surge um fator estressante, a pessoa recebe suporte de alguém que ela gosta, ela lida melhor com a situação.
  • Já foi visto que relações amorosas diminuem estresse, depressão e ansiedade (o que deve gerar um impulso no sistema imunológico). Pesquisadores da Universidade de Carnegie Mellon descobriram que exibem emoções positivas são menos propensos a ficarem doentes depois de expostos ao vírus da gripe ou de resfriados.
  • Pode ser que o poder de um relacionamento positivo faça feridas na pele cicatrizarem mais rapidamente.Pesquisadores do Centro Médico da Universidade de Ohio examinou casais com bolhas nos pés. As feridas em cônjuges que interagiam harmoniosamente cicatrizaram até duas vezes mais rápido do que naqueles que demonstravam ser bastante hostis um com o outro.
  •  Uma parte crescente de pesquisas indicam que pessoas bem casadas vivem mais, O casamento feliz protege as pessoas da morte por repelir sentimentos de isolamento. Pessoas casadas vivem mais por se sentirem amadas.
  • Pode parecer óbvio que um dos maiores benefícios do amor é a alegria. Mas as pesquisas estão apenas começando para revelar o quanto essa ligação pode ser forte.

Então.. para uma vida mais saudável e feliz... Ame sem limites!!!

Eu te amo Geovanio José dos Anjos!
Hoje faz 6 meses juntos!
bjos

Nenhum comentário:

Postar um comentário